REGULAMENTO COPA DAEP 2011
I – DA APRESENTAÇÃO
• A Copa DAEP de Futebol de Salão se caracteriza por sua integração entre os diversos campi da Universidade Federal do Pampa criando assim espírito de amizade juntamente com a competitividade. Assim, a Copa DAEP 2011 celebra mais um ano de integração nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2011, sendo realizada nas dependências do Complexo Esportivo Presidente Médici (Militão) e no Ginásio de Esportes Cerveira, na cidade de Bagé-RS.
II - DOS OBJETIVOS
• Divulgar o Futsal, estimular a participação de novos atletas, propiciar o aprimoramento técnico dos atletas e promover a integração e estreitamento de amizade.
III – HABILITAÇÃO DE ATLETAS
• Estarão habilitados alunos, professores, técnicos e colaboradores da UNIPAMPA como um todo, devidamente vinculados a esta instituição.
IV – CATEGORIAS
• O torneio será disputado nas seguintes categorias:
a. masculino (no máximo 10 atletas, onde é possível serem 2 atletas de cursos distintos ao da maioria).
b. feminino (equipes mistas).
V – DA INSCRIÇÃO
• Somente poderão participar atletas relacionados na ficha de inscrição da Comissão Organizadora, que conterá, no máximo 10 atletas, sendo permitido apenas 2 (dois) atletas de cursos diferentes para as equipes masculinas e para as equipes femininas será possível a formação de equipes mistas, ou seja, uma equipe pode ser formada por vários cursos distintos.
• Professor conta como atleta de curso distinto.
• Cada equipe poderá ter inscrito além dos atletas, um técnico e um auxiliar técnico. O técnico e o auxiliar técnico poderão ser de cursos distintos ao da maioria dos atletas.
• Uma vez entregue a relação dos inscritos, a mesma poderá ser alterada em até 4 (quatro) dias antes do início do torneio (12/12/2011).
• De acordo com a limitação de horários e espaço físico, serão disponibilizadas dezesseis vagas para times masculinos e seis vagas para times femininos, sendo elas preenchidas por ordem de inscrição.
• As inscrições serão válidas mediante ao pagamento da taxa de inscrição, que será de R$ 60,00 para cada equipe feminina e R$ 80,00 para cada equipe masculina.
• O pagamento deve ser realizado por transferência ou por depósito que deverá ser feito de forma identificada na seguinte conta:
Banco do Brasil
Agência: 0034-5
Conta Corrente: 50772-5
Em nome de: Jéssica de Assis Dornelles (Presidente do DAEP).
VI – DOCUMENTOS
• Antes do início do seu primeiro jogo cada equipe deve obrigatoriamente apresentar um documento oficial de identificação com foto (exceto carteirinha da UNIPAMPA) de cada atleta inscrito, técnico e auxiliar técnico para receber sua credencial, esta credencial é de uso contínuo, pois serve para a identificação dos atletas intra e extra-quadra.
• Ao início de cada jogo a ser disputado por cada equipe, deve-se apresentar a credencial juntamente com documento oficial de identificação com foto (exceto carteirinha da UNIPAMPA).
VII – LOCAL DOS JOGOS
• Os jogos serão realizados nas dependências do Ginásio de Esportes do Cerveira na sexta-feira dia dezesseis e nas dependências do Ginásio Presidente Médici (Militão) no sábado e no domingo, dias dezessete e dezoito - Bagé/RS.
Endereços
Cerveira: Rua Cel. Pedroso, 267.
Militão: Av. General Mallet - 700
VIII - DA ESTADIA
• Os atletas e representantes dos times que necessitarem de alojamento devem informar a organização do evento no ato da inscrição;
• Deverão ser respeitadas as regras do alojamento que será em Area Militar.
• Os participantes que tiverem a inteção de realizarem as refeições no alojamento, independente de estarem alojados ou não, também deverão informar a organização do evento, pois serão disponibilizadas todas as refeições, sendo cobrado R$ 1,00 por cada refeição de cada participante.
IX – DURAÇÃO DAS PARTIDAS
• As partidas terão a duração (tempo corrido): dois períodos de quinze minutos cronometrados com no máximo 2 (dois) minutos de intervalo entre os dois períodos.
• O tempo de jogo será paralisado, somente, a pedido do árbitro da partida ou automaticamente, nos pedidos de tempo de cada equipe.
• Cada equipe terá direito, somente, a 1 (um) pedido de tempo por partida. O tempo será de no máximo 1(um) minuto.
X – DA DISPUTA
• Primeira fase masculina: será a fase classificatória com as equipes divididas em quatro chaves A, B, C e D.
• Primeira fase feminina: será a fase classificatória com as equipes divididas em duas chaves A e B.
• A classificação será definida pela pontuação obtida por cada equipe conforme previsto no capítulo X.
• Segunda fase masculina: será a quarta de final, sendo que as duas equipes melhores colocadas de cada chave na fase anterior enfrentar-se-ão em disputa cruzada (1º contra 2º da outra chave) e os vencedores conquistarão o direito de disputar a semifinal, podendo haver um reencontro de duas equipes da mesma chave, sendo assim os vencedores da semifinal conquistarão a chance de disputar o titulo.
• Segunda fase feminina: será a fase semifinal, sendo que as duas equipes melhores colocadas de cada chave na fase anterior enfrentar-se-ão em disputa cruzada (1º contra 2º da outra chave) e os vencedores conquistarão o direito de disputar o título.
• Terceira fase: decisão final entre os vencedores da semifinal.
XI – DA CLASSIFICAÇÃO
• A classificação na 1ª fase será feita de acordo com a pontuação obtida pela equipe observando-se:
a. Vitória: 03 (três) pontos.
b. Empate: 01(um) ponto
c. Derrota: 0 (zero) ponto.
d. Derrota por WO: eliminação automática.
• No caso de empate na classificação, observar-se-ão os seguintes critérios de desempate:
a. Maior número de vitórias;
b. Maior saldo de gols;
c. Confronto direto (no caso de duas equipes).
d. Maior número de gols;
e. Disputa de pênalti em série de 3 chutes e posteriormente, persistindo o empate, um chute de cada, alternado.
• Nas fases finais, em caso de empate no tempo normal de jogo a decisão será efetuada por pênaltis em série de 3 chutes posteriormente, persistindo o empate, um chute de cada, alternado.
XII – PREMIAÇÃO
• De acordo com a classificação de cada equipe, serão distribuídas as seguintes premiações:
• Para as equipes campeãs: 1 (uma) medalha (ouro) para cada atleta e um troféu significativo de campeão.
• Para as equipes vice-campeãs: 1 (uma) medalha (prata) para cada atleta e um troféu significativo de vice-campeão.
• Para as equipes 3ª colocadas: 1 (uma) medalha (bronze) para cada atleta e um troféu significativo correspondente a classificação.
• Artilheiro: 1 (um) troféu por categoria, para os atletas com maior número de gols assinalados (somente para equipes classificadas para a final).
Caso haja empate, o troféu será entregue ao atleta da equipe melhor classificada.
• Goleiro: 1 (um) troféu por categoria, para o goleiro da equipe de defesa menos vazada (somente para equipes classificadas para a final).
Caso haja empate, o troféu será entregue ao atleta da equipe melhor classificada.
XII – REGRAS DO JOGO
• Serão obedecidas as regras oficiais vigentes estabelecidas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e pela FIFA.
XIII – REGRAS DA QUADRA
• Deverão ser respeitadas as regras das quadras onde serão realizados os jogos;
• Fica proibido o uso de breu para melhor fixação no piso da quadra;
• Proibido Garrafas de vidro;
• Proibido Fumar;
• Proibida a entrada portando qualquer tipo de bebida, exceto água.
XIV – ARBITRAGEM
• As partidas serão conduzidas por árbitros capacitados que serão autoridades dentro de quadra.
XV – DISCIPLINA
• As funções para os cartões disciplinares serão aplicados conforme regulamentação da
CBFS, a saber:
• Cartão Vermelho: Eliminação (expulsão) sumária da partida, com orientação ao juiz para anotar o motivo na súmula. Em caso de expulsão por agressão relatada em súmula pelo árbitro o atleta será imediatamente banido do campeonato.
• Cartão Amarelo:
- 2 (dois) cartões amarelos cumulativos suspenderá o atleta da partida seguinte.
- 2 (dois) cartões amarelos e mais 1 (um) cartão vermelho cumulativos suspenderá o atleta por duas partidas.
XVI – CONDUTA EXTRA-QUADRA
• Tendo em vista que atletas que não estiverem em quadra são torcedores, todos os torcedores devem cumprir as leis da vigente constituição, podendo os mesmo responder em instância penal;
• A torcida poderá levar qualquer instrumento sonoro, porém nada que afete a limpeza do local.
XVII – DOS RECURSOS
• Caberão recursos contra irregularidades durante o torneio, sempre que uma equipe comprovar que outras feriram este Regulamento. O ônus da prova caberá à equipe denunciante, sempre por escrito. Não serão aceitas reclamações verbais.
• Não caberão recursos contra as decisões da arbitragem no que se referir às interpretações das regras do jogo nas partidas em disputa.
• Os recursos serão previamente analisados pela Comissão Organizadora do torneio.
• O julgamento dos recursos será realizado por uma Comissão formada por 1 (um) representante de cada equipe e de 1 (um) representante da Comissão Organizadora. Às entidades envolvidas no recurso caberá o direito de manifestação de suas argumentações antes da votação do recurso, mas não terão direito ao voto.
• Durante a votação dos recursos não será permitida a presença de mais de um representante por equipe, e nem de atletas e técnicos sem direito ao voto.
XVIII – DAS DIPOSIÇÕES FINAIS
• Só poderão permanecer no banco de reservas devidamente registrados na súmula do jogo:
a) Técnico devidamente inscrito e reconhecido pela Comissão Organizadora.
b) Auxiliar Técnico devidamente inscrito e reconhecido pela Comissão Organizadora.
c) Atletas das equipes a disputarem devidamente inscritos reconhecidos pela Comissão Organizadora.
• O Técnico ou auxiliar técnico não poderá ser substituído.
• Antes do início de cada jogo (10 minutos), o técnico ou o responsável das equipes deverá apresentar ao representante da Comissão Organizadora as credenciais dos atletas emitidas pela Comissão Organizadora juntamente com um documento oficial de identificação com foto.
• Trinta minutos antes do início das atividades do dia, haverá um Congresso técnico onde será obrigatória a presença de um representante de cada equipe. Caso não compareça nenhum representante, a equipe não terá direito a nenhuma manifestação relacionada a esse dia.
• Considerar-se-á como início da partida o horário estipulado.
• Depois do horário previamente estabelecido, haverá uma tolerância de 5 (cinco) minutos, no máximo. Findo os 5 (cinco) minutos, a equipe que não comparecer será considerada perdedora por WO.
• A decisão final para o tempo de espera, assim como o WO, fica, exclusivamente, para a Comissão Organizadora.
• Considerar-se-á também o não comparecimento, quando a equipe se apresentar no local da competição com o número inferior à quatro atletas, devidamente uniformizados para a realização da disputa.
• O uniforme compreende: camisas iguais e numeradas, exceto a do goleiro.
• Caberá à Comissão Organizadora resolver os casos omissos, sendo soberanas as suas decisões, e aplicar as penalidades cabíveis.
Comissão Organizadora da 4ª Copa DAEP de Futsal.
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